A miopia resulta de um desajuste entre a potência do olho e o seu comprimento, o que implica que os objetos distantes nunca formem uma imagem nítida na retina.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde é expectável que em 2050, 50% da população mundial seja míope e destes 938 milhões poderão vir a ter uma miopia alta o que os coloca em sérios riscos de desenvolver doenças que possam colocar a sua visão em risco.
O aparecimento da miopia pode surgir em qualquer idade, contudo quanto mais cedo isto ocorrer maior a probabilidade de a miopia atingir valores elevados. Qualquer individuo tem probabilidade de desenvolver miopia, contudo se um dos progenitores for míope o risco aumenta em 3 x e se ambos os pais forem míopes a probabilidade de desenvolver miopia é 7x superior.
Com o aumento de atividades em visão próxima e a diminuição do tempo utilizado em atividades ao ar livre o risco de desenvolver miopia afeta agora todos independentemente do erro refrativo dos seus progenitores. A melhor opção continua a ser a prevenção, pelo menos no que se refere à evolução da miopia.
Os estudos mostram que o aumento do valor dióptrico da miopia, aumenta o risco de desenvolver sérios problemas oculares como o descolamento de retina, aparecimento precoce de catarata, glaucoma e de degeneração macular. Sendo que algumas destas condições podem comprometer a visão e consequentemente a qualidade de vida.
Passar mais tempo ao ar livre tem um efeito protetor contra o desenvolvimento de miopia, quer seja por exposição à luz solar quer pelo facto da distância de fixação ser maior.
Todas as crianças deviam passar pelo menos 2 horas por dia a brincar no exterior.
É fundamental fazer pausas durante as tarefas de visão próxima. Seguir a regra dos 20/20/6 ajuda, ou seja, a cada 20 minutos de trabalho em visão próxima, fazer uma pausa de 20 segundo e fixar um objeto a uma distância superior a 6 metros. Ou em alternativa a cada 45 minutos de trabalho continuado a curta distância fazer uma pausa de 10 a 15 minutos. Outro aspeto importante é manter uma boa postura durante a realização deste tipo de tarefas, tendo particular atenção à distância a que se usam os dispositivos digitais (telemóvel e tablet) que nunca devem ser visionados a manis de 35 cm. Qualquer tarefa realizada no interior deve ser sempre executada com boa iluminação.
Estudos recentes comprovaram que a privação de sono aumenta a progressão da miopia. As crianças devem dormir entre 9 a 11h.
Atualmente está comprovado que a progressão da miopia pode ser desacelerada de forma significativa, usando diferentes técnicas disponíveis. Sendo que o objetivo primeiro compensar o erro atual permitindo aos miúdos ver bem e tentar evitar que possam desenvolver condições que coloquem em causa a sua capacidade visual no futuro.
ESPERAMOS POR SI!