O sono é fundamental para o nosso organismo. Para além de descansar, é durante o sono que o nosso corpo trabalha para manter em equilíbrio os sistemas: imunitário, endócrino e neurológico. A saúde visual também está dependente da sua qualidade de sono.
A privação de sono continuada, enfraquece o nosso sistema imunitário, pode provocar aumento da pressão arterial, contribuindo também para a perda de memória, alterações de humor e dificuldades de concentração.
O tempo recomendado de sono varia de acordo com a idade, sendo que os olhos necessitam de pelo menos 5 horas de sono de qualidade para que o sistema visual recupere e funcione normalmente durante o dia seguinte. A falta de qualidade de sono leva ao aparecimento de sintomas como o olho seco e fadiga.
A luz azul é fundamental para a nossa sobrevivência. Durante anos o nosso organismo apenas esteve exposto à luz azul proveniente do sol, atualmente e com a quantidade de dispositivos digitais os nossos olhos recebem luz azul por períodos de tempo nunca antes vistos.
Antes a ausência de luz azul era entendida pelo nosso cérebro como um sinal de seria altura de terminar o dia e dormir. Hoje a luz azul emitida pelos ecrãs pode confundir o cérebro que deixa de ter sinais de que é hora de repousar. Como consequência pode ser mais difícil adormecer.
Os olhos também podem fazer parte da solução para se conseguir dormir melhor, assim: