A síndrome de Olho Seco é uma condição comum, que ocorre quando a lágrima não lubrifica adequadamente o olho. A sensação de olho seco pode resultar do facto de não se produzir lágrima suficiente ou por a lágrima não ser de boa qualidade. A instabilidade lacrimal pode resultar em inflamação ou danos na superfície anterior do olho.
O “tratamento” desta condição aumenta o conforto. Este pode passar por alteração do estilo de vida e/ou uso de gotas lubrificantes.
O Olho Seco resulta de um desequilíbrio na estrutura do filme lacrimal. A lágrima é composta por três camadas: lipídica, aquosa e mucosa. As razões para uma alteração da qualidade do filme lacrimal podem ser várias, mas por regra ou existe um problema na sua produção ou resulta de um aumento da sua evaporação.
Nesta condição, o olho seco resulta da incapacidade da glândula lacrimal em produzir a camada aquosa da lágrima. As causa mais comuns, são:
Idade: Condições sistémicas como o Síndrome de Sjogren, doença ocular alérgica, artrite reumatóide, lupus, sarcoidose, escleroderma, doença da tiróide e insuficiência de vit. A.
Medicação, como: antihistamínicos, descongestionantes, terapia de substituição hormonal, antidepressivos, medicação para pressão arterial alta, acne, pílula e doença de Parkinson.
A camada lipídica da lágrima é produzida pelas glândulas de Meibomio, o bloqueio destas pode ocorrer com alguma frequência alterando a estabilidade da lágrima. As causas mais comuns do aumento da evaporação, são:
Ter mais de 50 anos: | A produção lacrimal tende a diminuir à medida que se envelhece. O olho seco é mais comum em pessoas com mais de 50 anos. |
Ser mulher: | A produção lacrimal tende a diminuir à medida que se envelhece. O olho seco é mais comum em pessoas com mais de 50 anos. |
Dieta pobre em vit.A e ómega 3: | Coma vegetais como as cenoura e os bróculos, peixes gordos, frutos secos. |
Uso lentes de contacto ou ter feito cirurgia refrativa. |
Pessoas com o olho seco, podem experimentar:
Infeções oculares: a lágrima protege a superfície ocular de infeções. Sem um filme lacrimal adequado o risco de infeção aumenta.
Dano na superfície ocular: Se não for tratado, o olho seco severo pode levar a inflamação, abrasão da superfície corneal, úlceras e perda de visão.
Diminuição da qualidade de vida: A condição de olho seco pode dificultar atividades do dia a dia como ler, conduzir entre outras.
Se experimentar sintomas de olho seco, deve tentar perceber se é uma condição contínua ou se apenas se manifesta em determinadas situações. Se assim for deve tentar evitá-las. Por exemplo: