A síndrome de visão ao computador refere-se a um conjunto de sintomas oculares que podem ocorrer durante a utilização prolongada de dispositivos digitais, como o computador. A utilização deste tipo de dispositivos, quer por questões laborais ou de lazer aumentou exponencialmente nas últimas décadas, o que aumenta o risco da ocorrência de:
Estes sintomas tendem a piorar com o decorrer do dia, o que não só nos afeta fisicamente, mas também em termos de produtividade. A correta utilização destes dispositivos associado a condições ambientais favoráveis, ajuda a minimizar o aparecimento de sintomas.
A altura da mesa e a sua cadeira de trabalho é fundamental. Ajuste a sua cadeira de forma a que as suas costas se encontram totalmente apoiadas e que consegue colocar os pés no chão. Evite encostar a sua mesa a uma parede, trabalhe virado para um espaço amplo.
Garanta que o teclado e o seu monitor estão alinhados consigo, assim evita girar o tronco ou o pescoço.
A altura do seu monitor não deve ultrapassar o plano dos seus olhos. O objetivo é que olhe ligeiramente de cima para baixo, não só é mais ergonómico para o seu sistema visual, pois os olhos estão habituados a olhar para baixo quando se fixa um ponto próximo (ex. ler e escrever), como também o facto de nesta posição a “quantidade de olho aberto” é menor o que diminui a evaporação da lágrima e consequentemente a sensação de olho seco.
A iluminação ambiental é fundamental para que consiga ver com o menor esforço possível. Contudo deve garantir que não tem nenhum foco de luz, ou luz proveniente de uma janela a incidir-lhe diretamente nos olhos. Deve também certificar-se de que o seu ecrã não é afetado por nenhum tipo de reflexo. Se quando começa a trabalhar o seu monitor já tem o ambiente de trabalho aberto, sente-se, desligue o monitor e certifique-se de que não existe nenhum reflexo. Quando o monitor está ligado e se existirem, estes reflexos são difíceis de serem percecionados, mas estão lá enquanto trabalha o que aumenta o cansaço visual.
Sempre que realiza uma tarefa com atenção, a frequência do pestanejo diminui, o seu cérebro entende que se pestanejar muito irá perder informação. Em média a frequência de pestanejo de uma pessoa enquanto trabalha num computador é 7x menor, o que contribui para aumentar os sintomas de ardor ocular.
Faça pausas com alguma frequência desviando os olhos do seu monitor. Sempre que lhe seja possível aplique a regra dos 20/20/6. Aproveite a hora de almoço e vá até à rua, apanhe sol e caminhe um pouco. A tarde vai correr melhor!
O uso de lentes que o protejam da luz azul emitida pelos dispositivos digitais pode ajudar a minimizar os sintomas oculares. Contudo o uso deste tipo de lentes deve ser supervisionado pelo seu profissional de saúde ocular.